Assistentes sociais da Polícia Civil destacam a importância da atuação deste profissional nas delegacias (2024)

Ajudar o outro promovendo o seu bem-estar físico, psicológico e social; defender os direitos humanos e viabilizar o acesso da população a políticas sociais como saúde, educação, previdência social, assistência social e cultura. Esses são alguns dos propósitos do assistente social – cuja a data comemorativa é 15 de maio – em sua carreira. Na Polícia Civil não é diferente.

Integrantes dos quadros da instituição desde abril de 2014, as assistentes sociais da Polícia Civil, Helena Carolina Siqueira de Carvalho e Dryelle de Souza Santos trabalham, respectivamente, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vila Velha e de Serra. Elas acolhem, orientam e encaminham para as redes de apoio todas as pessoas que chegam às unidades em busca de ajuda durante um momento tão delicado. Uma missão que exige amor, carinho e muita dedicação.

Formada há 16 anos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Helena Carolina Siqueira de Carvalho destacou a importância desse profissional nas delegacias. “Ser assistente social e exercer essa profissão me representa. Faz parte de mim e não saberia me definir sem trabalhar como assistente social. Trabalhar na Polícia Civil é um privilégio e tem sido cada dia uma alegria poder exercer a profissão nas delegacias e moldar o trabalho neste espaço que, até o ano de 2014, não havia sido ocupado pelo Serviço Social”, ressaltou.

Mesmo com a vasta experiência profissional antes de ingressar na Polícia Civil – desde atuações no extinto Serviço Sentinela, que atendia a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual; em abrigo para crianças e adolescentes e no Pronto Atendimento da Glória –, a profissional destaca uma experiência vivida recentemente, em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Há 15 dias atendi uma senhora aqui na Deam, fiquei de verificar uma situação para ela e, assim que tivesse uma resposta, retornaria o contato. Alguns dias depois, liguei para ela para dar o retorno que ela esperava e ouvi dela que, infelizmente, ela precisou dos serviços da Polícia. Mesmo assim, ela me disse que estava muito alegre por saber que as mulheres que fossem até a Delegacia poderiam contar com pessoas como eu, pois ela se sentiu muito bem atendida e orientada. Eu fiquei muito feliz em ouvir isso dela, e acredito mesmo que estou aqui para isso”, revelou.

E esse contato com as pessoas e a possibilidade de ajudá-las em momentos delicados da vida é o que faz a assistente social Dryelle de Souza Santos sentir orgulho por atuar na Polícia Civil. “Percebo que há uma carência geral de conhecimento sobre a atuação das polícias e sobre o funcionamento e fluxo de atendimento das delegacias. Portanto, além de acolher, nós viabilizamos ao cidadão o acesso à informação por meio de orientação e encaminhamentos à rede de serviços de atendimentos”, afirmou.

Formada há quase 13 anos também pela Ufes, ela explicou outro papel importante exercido pelas assistentes sociais nas delegacias. “Quando somos solicitadas, nós auxiliamos a autoridade policial, por meio de uma escuta qualificada, no entendimento das múltiplas expressões da questão social no que diz respeito aos aspectos sociais, econômicos, culturais, de saúde, de identificação da rede de apoio familiar e comunitário dos sujeitos atendidos. Isso com o objetivo de elaborar documentos técnicos para compor o processo de investigação, ampliando o olhar sobre uma situação de violência doméstica, que como é sabido, ultrapassa a questão penal e meramente punitiva”, enfatizou.

Antes de integrar os quadros da Polícia Civil, Dryelle foi servidora da Prefeitura Municipal da Serra e atuava como assistente social na Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte, no município. Integrando a Polícia Civil há seis anos, ela falou da importância do atendimento psicossocial nas delegacias, principalmente naquelas que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Exercer esse papel representa um movimento constante de aprendizado, de identificação de demandas e das possibilidades de atuação, considerando a relativa autonomia para intervenção junto aos indivíduos e seus familiares em situação de diversos tipos de violência”, disse.

Texto: Fernanda Pontes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna-(27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

Assistentes sociais da Polícia Civil destacam a importância da atuação deste profissional nas delegacias (2024)
Top Articles
Más de 30 plantillas de cuestionarios y diseños en Microsoft Word
Universal Design of Instruction (UDI): Definition, Principles, Guidelines, and Examples
Friskies Tender And Crunchy Recall
The UPS Store | Ship & Print Here > 400 West Broadway
Rabbits Foot Osrs
Craigslist Free Stuff Appleton Wisconsin
The Realcaca Girl Leaked
Sportsman Warehouse Cda
Gameday Red Sox
Visustella Battle Core
Oxford House Peoria Il
Caresha Please Discount Code
This Modern World Daily Kos
Quest Beyondtrustcloud.com
Bitlife Tyrone's
Does Breckie Hill Have An Only Fans – Repeat Replay
Palm Coast Permits Online
Water Days For Modesto Ca
Accuweather Mold Count
Amazing deals for Abercrombie & Fitch Co. on Goodshop!
Apple Original Films and Skydance Animation’s highly anticipated “Luck” to premiere globally on Apple TV+ on Friday, August 5
Exl8000 Generator Battery
Wics News Springfield Il
Filthy Rich Boys (Rich Boys Of Burberry Prep #1) - C.M. Stunich [PDF] | Online Book Share
Defending The Broken Isles
Things to do in Pearl City: Honolulu, HI Travel Guide by 10Best
Paradise Point Animal Hospital With Veterinarians On-The-Go
Filmy Met
Willys Pickup For Sale Craigslist
Rogold Extension
Craigslist Cars And Trucks Mcallen
Wisconsin Volleyball Team Leaked Uncovered
Grays Anatomy Wiki
Jeep Cherokee For Sale By Owner Craigslist
Gr86 Forums
Japanese Pokémon Cards vs English Pokémon Cards
Human Unitec International Inc (HMNU) Stock Price History Chart & Technical Analysis Graph - TipRanks.com
Whas Golf Card
Jennifer Reimold Ex Husband Scott Porter
2008 DODGE RAM diesel for sale - Gladstone, OR - craigslist
3496 W Little League Dr San Bernardino Ca 92407
craigslist | michigan
18 terrible things that happened on Friday the 13th
Pro-Ject’s T2 Super Phono Turntable Is a Super Performer, and It’s a Super Bargain Too
Penny Paws San Antonio Photos
Sound Of Freedom Showtimes Near Amc Mountainside 10
Honkai Star Rail Aha Stuffed Toy
Skyward Cahokia
2000 Ford F-150 for sale - Scottsdale, AZ - craigslist
Strange World Showtimes Near Atlas Cinemas Great Lakes Stadium 16
Sml Wikia
Latest Posts
Article information

Author: Sen. Ignacio Ratke

Last Updated:

Views: 5735

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Sen. Ignacio Ratke

Birthday: 1999-05-27

Address: Apt. 171 8116 Bailey Via, Roberthaven, GA 58289

Phone: +2585395768220

Job: Lead Liaison

Hobby: Lockpicking, LARPing, Lego building, Lapidary, Macrame, Book restoration, Bodybuilding

Introduction: My name is Sen. Ignacio Ratke, I am a adventurous, zealous, outstanding, agreeable, precious, excited, gifted person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.